A MORTE DE KADAFI TORNOU O MUNDO UM POUCO MELHOR?

Cadafi morreu! E com ele foram sepultados dezenas de anos recheados de atrocidades e maldades praticadas contra pessoas, famílias e até cidades inteiras. Discordo, é claro, da maneira brutal como o mataram, uma vez que já estava desarmado e não oferecia ameaça nenhuma aos seus conquistadores. Penso que ele deveria ser preso, julgado por um tribunal legítimo e receber a condenação. Quanto a este aspecto, leia o que escrevi na postagem A morte de Osama Bin Laden.

Não há dúvidas de que o mundo se livrou de mais um tirano e muitos estão vibrando com o ocorrido. A própria Líbia comemora a virada radical de sua trajetória, embora eu tema pela implantação de um governo igualmente tirano, mas agora sob a proteção da religião muçulmana radical. O mundo ocidental também comemora muito, sempre no anseio em ver a região muçulmana influenciada pela cultura pop tanto na política, na economia como na moral. Resumindo, a sensação é a de que as coisas vão melhorar, a paz vai crescer e a humanidade, finalmente, retoma sua marcha rumo à liberdade civilizatória conforme o projeto da modernidade iluminista.

Minha pergunta neste contexto é: será que esse suposto progresso demonstra lampejos de se tornar realidade? O fato de o mundo árabe estar matando seus tiranos e, no lugar deles, implantando a democracia (nos moldes de lá, é claro) aponta para a possibilidade de um processo civilizatório em uma região tida como extremamente atrasada politicamente? Receio que não!

A falácia do progresso e da evolução foram discursos forjados pela modernidade, discursos que se estendem até hoje. A visão de que o mundo prosperará – quer seja pela ação de um espírito supra histórico (para citar Hegel), quer seja por uma racionalidade imperativa (para citar Kant), quer seja pela posse dos modos de produção (para citar Marx), quer seja pela seleção das espécies (para citar Darwin), quer seja por um contrato social (para citar Hobbes, Rousseau e Locke – isto é, atrelar as mudanças políticas e econômicas no mundo, ou mesmo os avanços da ciência e da tecnologia como indício de algum tipo de progresso é, para mim, pensar ingenuamente. Tais “avanços” apenas mudam o modo de se viver e de se encarar a realidade, nada além disso.

Quero exemplificar com uma experiência pessoal. Eu me lembro do tempo em que não havia computadores pessoais, nem telefones celulares e nem Internet. Posso afirmar que a minha geração nunca sentiu falta dessas tecnologias até o final da década de 80. Confesso que ainda não sei lidar com o tal celular (esqueço em casa, deixo a bateria cair etc.), resquícios desta época em que ele não fazia falta nenhuma. Portanto, o mundo não progrediu, o mundo apenas mudou!

Convenhamos, o mundo estava perfeito no Éden, mas por causa do pecado entrou num processo de degeneração contínua que só pode ser estancada pelo poder de Deus. Logo, o avanço tecnológico, o crescimento da ciência ou a mudança social, política e econômica de antigos regimes totalitários não possuem poder para melhorar nada daquilo que o mal corrompeu. Digo isto para ratificar que a nossa trajetória caminha a passos largos para o pior. As Sagradas Escrituras nos afirmam isso o tempo todo. A natureza geme, o pecado impera, tudo e todos sofrem num mundo que jaz no maligno. Tentar separar a ciência, a tecnologia, a política e a economia como compartimentos que progridem separadamente da degeneração do mundo de pecado é fragmentar a cosmovisão bíblica!

A única esperança de regeneração e progresso neste mundo ocorrerá com a vinda do Senhor Jesus, evento real e literal que tornará o mundo melhor, muito melhor! Não nego que a Igreja já vive uma parte dessa regeneração, mas não totalmente. A totalidade se tornará realidade quando todo olho contemplar o Senhor Jesus voltar com todo poder e glória. Porque progresso será ter um corpo glorificado, progresso será ter a presença física de Cristo, progresso será não mais ser dominado pelo pecado, progresso será saber que Satanás, sua horda e a morte já não existem mais. Este, pois, é o projeto de Deus que se torna loucura ao projeto da modernidade e sua falsa sensação de progresso e evolução.

MARANATA! VEM SENHOR JESUS!

Sola Scriptura
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...