AS CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA PROTESTANTE!



A Reforma Protestante iniciou no século XVI com Martinho Lutero quando, através da publicação de suas 95 teses em 31 de Outubro de1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina Católica Romana, propondo uma reforma interna.

Ao ser julgado e excomungado, Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa que iniciou na Alemanha e se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente nos Países Bálticos e na Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da Igreja no Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.

João Calvino foi o intelectual do movimento reformado escrevendo importantes tratados e comentários bíblicos. Também contribuiu para a explanação dos chamados cinco “somentes” (“solas” em latim), a saber:

Somente a graça (sola gratia): O eleito alcança a salvação unicamente pela graça.

Somente a fé (sola fide): O eleito alcança a salvação unicamente mediante a fé.

Somente a Escritura (sola Scriptura): O eleito salvo encontra na Bíblia a sua única regra de fé e prática.

Somente Cristo (solus Christus): Cristo deve ser tudo em todos, deve ser o centro da vida do eleito salvo.

Somente glória a Deus (soli Deo gloria): Todo pensamento ou obra deve unicamente glorificar ao Senhor Deus.

Muitos crentes desvalorizam a Reforma Protestante por afirmarem que não há nela nenhuma importância. É claro que esta atitude é incorreta uma vez que todos nós somos herdeiros e devedores daqueles irmãos que deram a vida (alguns literalmente) para que tivéssemos a liberdade de viver um cristianismo baseado nos Evangelhos e nas doutrinas dos apóstolos.

VIVA A REFORMA!

Sola Scriptura
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...