É NATAL! E AGORA, O QUE ESCREVER?



Fiquei a pensar sobre o que escrever em mais um Natal. Não que os assuntos sejam escassos, a questão é que todos já estão mais que batidos.

Eu poderia escrever sobre a imprecisão da data, ou seja, que Jesus não nasceu em Dezembro ou Janeiro (como quer a Igreja Cristã Oriental), pois essa época é extremamente fria na região da Judéia e os pastores, conforme o Evangelho de Lucas 2: 8 – 20, não estariam no campo com suas ovelhas. Aliás, por esta informação do evangelista, o nascimento do Salvador se deu, provavelmente, entre maio e julho.

Eu poderia escrever sobre a já tão batida questão da incorporação do paganismo romano ao cristianismo. Refiro-me às antigas comemorações do solstício, festa celebrada pelos pagãos do império romano e que serviu de inspiração para o atual “25 de dezembro”. Poderia até reforçar dizendo que a Igreja Primitiva, antes da suposta conversão de Constantino, nunca festejou o nascimento de Jesus.
Eu poderia escrever sobre os elementos estranhos que nada têm a ver com Jesus. Temos a árvore e a guirlanda, elementos da flora que serviam como objetos de adoração aos antigos nórdicos, elementos esses que passariam a simbolizar o Natal. Há as luzes que tremulam nas casas, perpetuando a memória das velas utilizadas nos templos católicos. Há o São Nicolau de Myra (conhecido por aqui como Papai Noel) que, com sua indumentária “made by Coca-Cola Company”, alegra a imaginação dos que querem receber presentes e agrados.
Eu ainda poderia escrever sobre o maldito consumismo exacerbado estimulado pela mídia que, por seus fortes apelos, leva muitos ao crime do roubo. Há a famosa “depressão natalina” que aumenta os rendimentos dos psicólogos e dos psicanalistas. Há as mensagens de solidariedade, amor e caridade, mensagens essas totalmente esvaziadas de sentido.

Como vocês podem ver, eu poderia revelar muita coisa...
Mas o que importa tudo isso? Em que cresceríamos diante dessas informações tão batidas? Diga-se de passagem, o Natal como comemoração mais divide do que ajunta, mais rui do que edifica, mais escandaliza do que estabiliza. E é por esse motivo que, para mim, o Natal nada significa.

Aliás, o Natal nada tem a ver com o fato de que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Ou seja, vindo a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Como resultado, posso afirmar que fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal (João 3: 16, 17; Gálatas 4: 4, 5; 1 Timóteo 1: 15). Não, não, esta poderosa mensagem nada tem a ver com o Natal. Natal é vazio, Natal trata de paz e amor que não ultrapassam o coração depravado do homem sem Cristo.

O que escrever a mais? Apenas isto: muito obrigado meu Senhor pelo nascimento do meu Salvador, evento histórico que ratificou a minha salvação e eleição. Evento que nada tem a ver com as celebrações do Natal!

Sola Scriptura!

8 comentários:

Solano Portela disse...

Caríssimo Alfredo:

Bela mensagem, retornando-nos à essência do Natal. Que nunca esqueçamos essa indescritível mensagem de Boas Novas. Que você e os seus tenham um excelente Natal e que Deus continue possibilitando o uso dos seus múltiplos talentos na expansão do Seu Reino.

Um abraço natalino (com brinde e tudo),

Solano

Anônimo disse...

Bom dia, Pr. Alfredo

Acho muito interessante todas essas contradições levantadas sobre o Natal. Isso reforça o meu espírito vigorosamente para celebrar a data com o maior entusiasmo possível. A suspeita não se dá quanto ao evento em si (isso só os liberais se atrevem a insinuar), mas quanto a acidentes irrelevantes se comparados ao fato. Logo, todas essas questões parecem mais armadilhas do maligno para que a Igreja deixe de refletir sobre a encarnação. Um detalhe confirmatório e patético nesta questão é que os preciosistas não oferecem qualquer alternativa para remediar o problema e deixam, em nome da verdade suprema, de comemorar a data, condenando impiedosamente aqueles que assim o fazem. Para os tais, seria melhor que Jesus tivesse aparecido subitamente nio mundo, talvez rapidamente no monte Calvário para realizar a obra da expiação e voltasse imediatamente para o céu. Isso reduziria enormenete as dificuldades que esses irmãos superespirituais tem com a humanidade de Cristo. Um grande abraço para você e sua família, com um sonoro, retumbante e acompanhado de muita percurssão feliz natal.

João Eiró

Anônimo disse...

Ahhhhh!!!

Estou de férias na suíça pensando sobre o que escrever no natal!!!
Vá fazer filminho rasgando a camisa!!

Oi rapaz, tudo joinha por aí ?
Aqui estamos bem, graças a Deus.

Sempre nos lembrando de vocês aí.

Feliz natal, e com forças renovadas neste fim de ano.

Rona, Ró e meninos

Alfredo de Souza disse...

Caro João,

como eu disse, o Natal divide a igreja na maioria das vezes. A intolerância é a grande responsável pelos atritos que, muitas vezes, ferem a comunhão do Corpo de Cristo. Para mim o que vale é o significado do nascimento do Messias prometido para mim, miserável pecador. O resto é nota de rodapé.

Um feliz natal a você também.

Alfredo de Souza disse...

Caros Solano e Ronaldo,

um feliz natal a vocês e que Lc 2: 11 a 14 ecoe em nossos ouvidos gratos pelo pacto do Senhor para com o seu povo.

Anônimo disse...

Querido pr.Alfredo,
Que Deus te abençoe e dê muita sabedoria diante das múltiplas responsabilidades que exerce.

Quero deixar com você e sua família uma pequena reflexão sobre o natal cristão:

"Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor" conforme o evangelho de Lucas capítulo 2 verso 14 na Nova Versão Internacional. (aliás de um português muito bom e inteligível para os nossos dias)
A coisa mais importante para o Deus da Bíblia é a sua Glória. Criou o mundo para sua glória e nós como imagem e semelhança dEle. O Senhor Jesus é o Salvador encarnado, humilhado ( nasceu num estábulo!) morreu por nós , ressuscitou e tudo para que Deus é glorificado.
Com o Seu nascimento inicia-se uma nova era na história da humanidade e isto foi há uns 2009 anos. Este novo período é o período da Graça de Deus , onde Deus dá a paz espiritual para todos que O adoram em espírito e em verdade. A paz com Deus é essencial para que haja paz entre os homens.
Que possamos nos alegrar por reconhecer que somos pessoas ao qual Ele concede Seu favor.

Um abençoado Natal 2009 e venturoso 2010

Leendert e Nelly Oranje

Alfredo de Souza disse...

Queridos Leendert e Nelly,

obrigado pela mensagem.

Abraço.

yonolima@uol.com.br disse...

Pr.Alfredo, não seria em abril o nascimento de Jesus, já que os hebreus deveriam sair para efetuar os cadastros e levarem suas ofertas? Festa de Páscoa?Inclusive tudo ocorreu sempre nessa festa.: Aos 12 anos Jesus foi com seus pais. Era festa de Páscoa qdo Ele ficou na sigagoga com os famosos da época que pregavam o que não viviam. (estavam mais encaixados no texto sobre a poluição política do que para vida cristã).
Jesus celebrou a última ceia, era festa de páscoa foi traído, morto e antes que os poderosos tomassem conta da arena ELE ressuscitou e VIVO ESTAr, que maravilha! para JULGAR reafirmando seu texto todos e todas as nações, Segundo o que se lê ocorreu nos dias de nisã ou abib.(LC 2:40-42)aceito esclarecimentos caso esteja confusa. Felicidades, yo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...