SOBRE OS TERREMOTOS NO CHILE E BRASIL!



Os atuais terremotos no Chile e no nordeste do Brasil têm levado muitos a refletir sobre as causas intrínsecas e extrínsecas destes fenômenos. Ouvi até um colega daqui da universidade afirmar que tudo isso está ocorrendo devido à experiência feita na França e na Suíça com o acelerador de partículas conhecido como Grande Colisor de Hádrons (LHC). Ao provocarem a colisão dos feixes de prótons, produzindo as partículas elementares, provocaram o descontrole em algumas regiões do mundo, causando tempestades e tremores.
Embora eu seja limitado quanto aos conhecimentos da física, não acreditei muito no discurso do meu colega perplexo com os últimos acontecimentos naturais. Aliás, eu não saberia explicar sobre esses fenômenos do ponto de vista da natureza, mas eu posso tentar explicá-los do ponto de vista do Evangelho.
Já existem algumas explicações teológicas sobre o assunto. Desde a teologia relacional até à teologia fatalista, encontramos poucos artigos que esclarecem satisfatoriamente. Vale ressaltar que estes textos são exceção. Eu mesmo já escrevi um aqui em meu Blog. Há também a excelente postagem do Presbítero Solano Portela sobre o assunto.
Dito isto pergunto: há algo mais a se dizer sobre as catástrofes ao redor do mundo? Há alguma ponderação além do que está em Isaías 29: 6:
Do SENHOR dos Exércitos vem o castigo com trovões, com terremotos, grande estrondo, tufão de vento, tempestade e chamas devoradoras.”?
Creio que sim.
Ao tratar sobre o fim dos tempos, o Senhor Jesus em seu sermão profético (Marcos 13: 8) disse: “Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Estas coisas são o princípio das dores.”
Portanto, fica claro que todos os acontecimentos naturais como os terremotos, desde a queda de Jerusalém no ano 70d.C. até hoje, são uma clara afirmação sobre a segunda vinda de Cristo. São os pregoeiros que incansavelmente lembram-nos sobre a verdade inequívoca da segunda vinda do grande Juiz. Cada abalo sísmico grita aos ouvidos das nações:
“JESUS VOLTARÁ!”
Impressiona-me o esquecimento sobre este assunto. Aliás, o tema sobre a segunda vinda parece estar meio fora de moda nos púlpitos das igrejas. As necessidades hodiernas superam a simplicidade da esperança do crente que o locomove para frente, para o futuro, para o dia em que nos encontraremos com o Senhor. Creio que nossa postura deve ser como a de meu filho de onze anos que afirmou durante a reportagem sobre os últimos acontecimentos no Chile: “É pai, a gente não pode esquecer que Jesus voltará!”
Sola Scriptura

13 comentários:

Nat Sousa disse...

quando eu vejo essas coisas acontecendo, nao consigo evitar em pensar que, de fato, Jesus ta quase de volta.

Mas alem de temor, isso tambem deve nos causar alegria; afinal, nos, os que fomos comprados pelo sangue do Cordeiro, temos lugar garantido do lado direito de Deus; isto, devido exclusivamente a graca salvadora do Senhor. Esses contecimentos devem nos motivar a viver vida santa.

Tambem me faz lembrar de uma musica do R.E.M que eu gosto e que diz no refrao: it`s the end of the world as we know it, and i feel fine.

Anônimo disse...

Caro Alfredo.

Excelente a sua mensagem sobre a Vinda do Senhor.

De fato, os púlpitos de esqueceram desse detalhe. Não há muita ansiedde pelo retorno do nosso Salvador Jesus Cristo.

Quem sabe, muitos que venham a ler o seu texto, e não se envergonhem de serem tidos como anacrônicos se empolguem em pregar a Volta do Senhor.

abs.

Coine

Unknown disse...

só quem compreende esses acontecimentos, quem lê a palavra do Senhor. lindo seu texto. e creio sim que a vinda do Senhor Jesus está próxima.
então, como vc disse na sala da EBD que abre mais seu blog do o orkut, quero dizer que não fui hoje p/ a EBD por motivo de força maior (sem carro e o Jonas no interior) mas vou aguardar as lições por e-mail, mas domingo se Deus quizer estarei lá.
grande abraço

Alfredo de Souza disse...

Queridos Nat, Coine e Eliene, obrigado pelas considerações.

Pablo disse...

Oi Pastor! Muito prazer!

Sou aluno do Pr. Ivon, e o homem aqui não pára de elogiá-lo! (que coisa!)
Por isso gostaria de ouvir sermões seus ou lê-los, mas não há nada na net. Tem algum jeito pra isso?

Com muita admiração,
Pablo.

Alfredo de Souza disse...

Querido Pablo, mande um grande abraço ao meu amigo Ivon. Quanto às mensagens, estou tratando de veiculá-las na Internet, assim que conseguir eu aviso. Por favor, envie-me o seu e-mail para contato.

Alexandre Pitante disse...

Paz, Alfredo.

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.

Alfredo de Souza disse...

Caro Alexandre, obrigado e um forte abraço.

Anônimo disse...

Olá meus irmãos, Graça e Paz.

Como é bom conhecer blog's assim como este. Como sempre digo: Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e no conhecimento.Gostaria de compartilhar um

"Mensagem Edificante para Alma"
http://josiel-dias.blogspot.com


Josiel Dias
Cons Missionário
Congregacional
Rio de Janeeiro

Alfredo de Souza disse...

Querido Josiel.

Obrigado pelas palavras de incentivo. Certamente terei a alegria de visitar o seu espaço virtual - obrigado pelo convite.

Forte abraço.

Regina Sandeleuma disse...

Professor, é um prazer receber eum artigo tão bem escrito, mais á carta a Jose Saramago, temos que entender, quer um homem, que vivencio duas grandes guerras mundias a primeira como criança a segunda já adulto, vivêncio a forme a cruledade e pior o julga das ditaduras de Salazar em Partugal e de Franco na Espanha onde se refugiou e a opressão dos ditos homens de Deus de uma Europa cristianizada a ferro e fogo pela Santa Igraja Católica Apostólica Romana, se rebelou com muita garlardia,. Mas, era um grande escritor têem seu merítos adoro Saramago. É uma uma lastima; eu queria que pessoas como ele e o Ottomar fossem eternos aqui! É não em outro universo. Um Abraço com muito carinho e respeiti ao senhor e sua família

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

Por que nao:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...